Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Biografia: Caetano Veloso




Grande cantor e compositor brasileiro, referência dentro da música popular brasileira, nascido em 1942, no interior baiano. Caetano já contribuiu muito para o cenário musical brasileiro, sendo ele um dos precurssores do movimento Tropicalista.

Junto de Gal Costa, em 1967, lança seu primeiro LP intitulado “Domingo”. No mesmo ano, lança seu primeiro álbum solo, auto-intitulado, com os sucessos “Alegria, alegria”, “Tropicália” e “Soy loco por ti, America”. Sua carreira no Brasil é interrompida por um tempo em 1969, quando foi exilado na Inglaterra, mas continuou compondo e fazendo apresentações na terra estrangeira.

Volta ao Brasil em 1972, e grava um LP com Chico Buarque. Em 1976, cria o grupo “Doces Bárbaros”, junto de Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, sua irmã. Na década de 80, lançou os discos "Outras Palavras", "Cores, Nomes", "Uns" e "Velô". Iniciou a década de 90 lançando o disco com a faixa-título “Circulandô, e o disco “Livro”, de 1998, ganhou o prêmio Grammy na categoria World Music, dois anos depois.

O trabalho mais recente, e muito elogiado, do cantor é o álbum “Cê” de 2006. O disco traz uma retomada de “Transa” (1972) e “Velô” (1984), contendo músicas com uma abordagem polêmica da sexualidade como “Outro”, “Deusa Urbana” e “Homem”. O CD dá origem ao disco ao vivo do cantor no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário